Bruno Lumumba: As condições objetivas da crise do Afeganistão

Apresentamos abaixo texto do companheiro Bruno Lumumba no quadro da tribuna livre da luta de classes. Convidamos outros trabalhadores a usarem esta ferramenta como espaço para compartilharem suas reflexões e angustias com a decomposição do sistema capitalista. Caso queiram colaborar com o debate, basta enviar um texto para emdefesadomarxismo@gmail.com.

Por: Bruno Lumumba

Fonte: Site da OTAN

O Afeganistão é um dos países mais pobres do mundo, quase 40% da população é analfabeta a expectativa de vida e de 55 anos.

A guerra mais longa dos Estados Unidos que durou 20 anos, com aumentos expansivos de investimentos militares, mesmo que os Estados unidos sejam o líder daquela ocupação, na verdade a OTAN , a ONU e os paises aliados também foram explorar aquele povo e aquela região da Ásia. Nesses 20 anos, onde estava á preocupação, da comunidade internacional com aquele país, com aquela população aonde quase 75% está em risco de passar fome? Onde está o dialogo internacional com as garantias básicas de moradia, fim da guerra , zonas pacificas ?

Uma mentira: O povo afegão desperta sentimentos de solidariedade na comunidade internacional!!!!

O Inicio da guerra, em nome da captura de Osama Bin Landen, o governo de George W. Bush legitimou sua ação militar, a presença de Bin Laden era a prova cabal de que o Governo afegão era base mundial do terrorismo. Quem questionou? Qual organização de direitos humanos? Onde estavam as feministas?

A preocupação por conta dos traficantes de Drogas e da utilização das drogas , para financiar treinamento e organização dos grupos terroristas, nesses 20 anos, foram base para a disseminiação de xenofobia, causou a explosão da crise de migração mundial que acontece no Mediterrâneo. Isso foi combistivel para a extrema direita que ganhou força mundial. Resultado dessas guerras fabricadas pelo imperialismo !
Como á ONU, EUA e a OTAN não erradicaram o analfabetismo naquela região?

Como 80% das zonas já eram do Talibãn e onde estava á preocupação com as mulheres e as crianças? Dado que mesmo com retirada das tropas oficialmente esse ano , ano passado houve aumento dos gastos militares.


O que á midia internacional, as ONGs feministas e a direita mundial querem, é usar o sofrimento do povo afegão para mais e mais anos de mortes, imigração e sofrimento e assim, aumentarem á influencia do ocidente no jogo politico interno daquele país.

Publicado por Emdefesadomarxismo

Somos um grupo de militantes simpáticos ao Partido dos Trabalhadores, que luta contra a perseguição politica sofrida pelo partido e principalmente pelos seus militantes de base. Nós entendemos que, A emancipação dos trabalhadores é hoje e, a cada dia mais, a ultima esperança da humanidade frente a barbárie capitalista. Contudo, a emancipação dos trabalhadores não pode ocorrer sem uma ciência dos trabalhadores , sem entender os seus dias , sem confrontar a teoria marxista , que é a teoria operária com a realidade da classe trabalhadora. Este é o objetivo de Ciência dos Trabalhadores. Existem sim uma ciência Operária , mas essa ciência precisa ser construida e hoje , como no passado a ciência dos trabalhadores é condição necessária para sua emancipação . Como condição necessária , a ciência operária precisa também ser obra dos trabalhadores. Por isso convidamos a classe trabalhadora a se expressar em nossas paginas .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: