Fala Petista-Tribuna Livre da Luta de Classes

Diante da enorme crise em que vivemos e dos dilemas que a classe trabalhadora esta confrontada, o manifesto de fundação desta revista teórica diz:

Qualquer um que apresente uma solução neste momento é um charlatão! Não existem soluções prontas, porem a classe trabalhadora tem uma larga história de luta

https://cienciadostrabalhadorespt.com/about/

e completa concluindo que

A emancipação dos trabalhadores é hoje e a cada dia mais , a ultima esperança da humanidade frente a barbarie capitalista. Contudo, a emancipação dos trabalhadores não pode ocorrer sem uma ciência dos trabalhadores , sem entender os seus dias , sem confrontar a teoria marxista , que é a teoria operária com a realidade da classe trabalhadora.

Fieis ao nosso manifesto de fundação e certos de que A Emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores , não é um bordão para dias de festa. Pensamos em fazer uma entrevista, uma entrevista com você trabalhador , isso mesmo, com você petista que esta lendo esta postagem. Prometemos manter segredo de seu nome e identificar as respostas apenas como petista 1, petista 2 e assim por diante. Elaboramos algumas perguntas, que esperamos que alguns petistas nos respondam no email emdefesadomarxismo@gmail.com. A cada resposta, atualizaremos a postagem. Essa é para nós a realização do conceito de tribuna livre da luta de classes, onde abrimos nossas paginas para os trabalhadores em geral exporem suas considerações sobre a situação da luta de classes. Afinal de contas:

A Emancipação dos Trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores

Atualizado- 10 de janeiro de 2022

C&T: Como você viu a carta aberta da companheira Ediane aos petistas de Piraquara?

Petista 1:

Sobre as cartas da companheira para os petistas e para Lula:
existe nós, a militância e o partido institucional…
Nós miltantes podemos ir muito além do que o partido institucional pode fazer…

Então cabe a ela, militante, lutar por seu espaço dentro do partido, assim como nós…
Agora Lula como Presidente da República tem que fazer acordos para governar… mas nós como militantes devemos nos posicionar contra determinados acordos politicos que achamos inconvenientes, absurdos, mas não deixar o PT e ir para partidos pequenos e sem representatividade popular, sem aceitação popular…
mas nunca deixar a militância.
A maioria da população é conservadora, reacionária, seja pobre, rica. Não é revolucionária, quer subir um degrau social mas continuar no seu modo reacionário de ser, seu modo individual de ver a sociedade… que eu me dê bem e que os outros se danem…

De vez em quando a gente tem que parar para descansar e recomeçar a luta novamente…

Petista 2

Petista 3:

Sinceramente? Considerei um erro! Acho completamente inútil este tipo de iniciativa . Sou petista há mais de 20 anos, vi as correntes ditas esquerda do PT por anos fazerem campanhas contra certos tipos de aliança e as alianças sempre aconteceram. Esse papo de empurrar o partido , ou melhor a direção para uma posição “mais a esquerda” simplesmente nunca funcionou. Pelo menos em termos de politica eleitoral.

Mas o que me fez responder a este texto foi a divergência com o petista 1. Sinceramente, pelo que vi e pesquisei sobre a companheira , ela teria perdido o marido e esta passando por graves condições financeiras. Como pode um militante nessas condições se chocar com o aparato dirigente do partido? “Existe nós e a direção do partido“, sim, existe mesmo, mas como que um militante se choca com mandatos parlamentares e dirigentes que vivem de politica, enquanto a militância precisa lutar pra defender suas vidas? Acho que essa posição do petista 1 é muito errada, lamento a posição deste blog de aceitar publicar isso, um blog que se diz defender a luta contra a perseguição politica, abre suas paginas para a defesa da perseguição politica? Acho uma enorme contradição! Sera possivel que vocês não veem , que um militante se chocar com a direção, é a destruição do próprio militante?

C&T: Você chegou a ter contato com a carta aberta que companheira Ediane escreveu ao companheiro Lula? Como você vê os dois textos?

Petista 1

ver questão anterior

Petista 2:

Através de compartilhamento no Facebook. Concordo plenamente com a companheira Ediane. Antes já era difícil apoiar alguma aliança com a burguesia. Depois do golpe de Estado de 2016, é inadmissível que essas alianças continuem. Todos os petistas devem exigir a coerência do partido e das lideranças.

Petista 3:

A carta aberta ao Lula eu achei perfeita, pois dialoga com o sentimento de cada petista, de cada trabalhador honesto, que luta contra o patrão. A carta não entra nas querelas paroquiais . Debate realmente com as dificuldades da vida real do trabalhador

C&T: O PT foi intensamente perseguido pelas instituições da republica, primeiro com o caso chamado de mensalão, depois com a lava jato, chegamos a ter dois ex-presidentes do PT e um ex-tesoureiro presos, simultaneamente, você acha que o partido foi negligente com a defesa dos dirigentes?

Petista 1:

Aqui no Brasil nascem pessoas revolucionárias, mas elas não conseguem fazer uma revolução. Quem faz são a direta e a extrema direita, que é um gigantesco retrocesso…
Tem 2 partidos que considero revolucionários:
O Pstu e o Pco, mas a adesão a eles é muito pequena…

Petista 2:

Sim. A começar pelo José Dirceu que não foi defendido.

Petista 3:

Fiquei mais uma vez muito incomodado com a resposta do petista 1, nascem pessoas revolucionarias no Brasil e em todos os outros países do Mundo, eles se chamam classe trabalhadora. Agora com seus dirigentes o tempo todo fazendo acordo com o patrão, realmente fica dificil fazer qualquer mudança significativa.

C&T: E com o mandato de Dilma, ocorreu negligencia?

Petista 1

O golpe contra a Dilma foi uma oportinidade que a direita vislumbrou pra chegar ao poder. E o próprio PT a abandonou quando viu que não tinha mais jeito… propondo eleições diretas depois de ela ter sido reeleita em 2014.

Ela tb errou ao achar que não haveria mais golpe. Que tudo se resolveria no Estado Democratico de Direito, sendo que aqui sempre se praticou o Estado de Exceção… Eu tb achava que não haveria golpe…

Mas como a situação da população estava boa, a sociedade não deu valor ao projeto da ponte para o futuro, digo, para a ponte do retrocesso…

Com a total destruição do Estado brasileiro em curso, com a retirada de todos os direitos do trabalhador e uma brutal transferência de riquezas dos mais pobres para os mais ricos, é que a sociedades está despertando para o nosso caos diário…

Qualquer partido de esquerda que tomasse o poder ou vai tomar, um dia a direita vai derruba-lo…

Petista 2:

Dilma, q até mesmo dentro do partido chegou a ser responsabilizada pelo golpe por não ter jogo de cintura. Além disso, elogios de lideranças petistas a lava jato. Foi abandonada no seu governo.

Petista 3

O Companheiro petista 1 esta muito equivocado, E o próprio PT a abandonou quando viu que não tinha mais jeito… , o PT não defendia seus militantes desde o inicio de 2005. Não abandonou Dilma quando nao tinha mais jeito, abandonou todos que foram perseguidos. Vi gente dentro do partido fazer discurso moralista de defesa da lava jato, alias mesmo Lula e Dilma faziam esses discursos. “A situação da população estava boa?” Sera que vivemos no mesmo pais? Acho que não.

C&T: No caso da prisão de Lula, até o ultimo momento a direção nacional disse, que seria possível, Lula sair candidato, mesmo da cadeia. O PT teve ilusões no quadro das instituições vigentes, mesmo falando em golpe publicamente?

Petista 1:

Se o Lula ganhar a próxima eleição, que tipo de golpe pode vir? Semipresidencialismo, digo, semigolpismo? Prorrogação de mandatos do poder executivo e legislativo? Eliminacao fisica do Lula??? Ou uma emenda a constituição proibindo ex presidentes a concorrerem novamente ao cargo?

O que deveríamos fazer é procurar um método de fazer o cidadão eleitor acreditar mais na politica, acreditar mais em seus direitos lutar por eles e jamais esquecer o passado, antigo e recente… mas como???

Hoje em dia estamos tentando dominar as redes sociais como os fascistas às dominam. Espero que consigamos isso em pouco tempo…
Eu já estou bem melhor do que há 2 anos atrás. Espero que outros também….

Petista 2:

Sim, teve ilusões, pois achou que todos os votos do Lula seriam transferidos para Haddad. Sabendo que Lula não se elegeria, deveriam ter mantido a candidatura dele e usado a campanha eleições para orientar a população em relação ao golpe e eleições manipuladas.

Petista 3:

O camarada petista 1 comenta:

O que deveríamos fazer é procurar um método de fazer o cidadão eleitor acreditar mais na politica. Acho que isso seria puro charlatanismo, fazer apologia das atuais instituições. O bom do povo brasileiro, é justamente que ele não acredita nas instituições. Esse petismo que defende as instituições em uma sindrome de Estocolmo, defende as instituições que perseguem o próprio partido?

C&T: A eleição de Bolsonaro representou o terceiro mandato de presidente roubado do PT, considerando aqui o mandato de Dilma, a possível eleição de Lula e a fraude das mensagens pelo whatsap contra a campanha de Haddad. Mesmo diante disso tudo, o PT é o campeão da defesa do Estado democrático de direito. O que você acha disso?

Petista 2:

Começo a desconfiar que há lideranças ganhando com a atual situação

Petista 3:

Concordo com o petista 2

C&T: A maioria dos trabalhadores, considera que o Estado representa apenas repressão, como vemos nas pesquisas recentes que mediram a popularidade das instituições da republica. Em especial depois do fracasso das instituições em defender os trabalhadores do virus da COVID-19, ainda assim , você considera correto continuarmos defendendo o atual marco constituinte?

Petista 2:

Não, precisamos de uma nova constituição elaborada pela população.

C&T: Você já viveu, ou conhece, algum caso de perseguição politica?

Petista 2:

Depende. Se atuação do militante for contra os interesses burgueses, sim.

Petista 3:

É o que mais tem. Mas parece que não pode falar. É um tema proibido.

C&T: Você acha que existe perseguição politica contra os petistas em geral? Sendo, mais claro, perseguição politica contra os militantes de base do PT?

Petista 2:

Não sei responder.

Petista 3

Isso é o que mais tem, ser petista é terrível! Você perde emprego, perde salario, promoção, ninguem quer te contratar porque você vai fazer greve. Não entendo porque ninguem fala isso claramente.

C&T: Como a perseguição politica deveria ser combatida?

Petista 2:

Ver questão anterior

Petista 3

Acho essa iniciativa de vocês interessante. Fiquei curioso

C&T: Você teve contato com a iniciativa do primeiro numero da revista ciência dos trabalhadores, dedicado a discutir a pandemia e a crise de decomposição do capitalismo?

Petista 2:

Ainda não

Petista 3

Sim, mas ainda estou digerindo a pancada. O Soco na mesa foi com força.

C&T: O que acha da iniciativa de uma revista teórica marxista, que arrecade dinheiro para a criação de um fundo de auto-defesa de militantes perseguidos?

Petista 2:

Uma boa iniciativa, penso ser a mais adequada e eficaz.

Petista 3

Na minha juventude, fazíamos campanha financeira para tudo. Hoje em dia tudo virou ONG. Acho uma reafirmação da independência de classe. Um verdadeiro soco na mesa.

C&T: Como você viu o papel da burguesia imperialista mais importante, a burguesia dos EUA, no golpe contra Dilma?

Petista 2:

A burguesia imperialista é a arquiteta do golpe. Sem a atuação dela, o golpe de 2016 não existiria.

Petista 3

Posso copiar o comentário do petista 2?

Petista 2

Através da força popular: manifestações, greves e trabalho de base

Petista 3

Acho, que o petista 2 deu uma resposta de cartilha, mas a gente precisava de algum tipo de organização internacional, que realmente funcionasse.

C&T: Diante da conjuntura mundial de crise econômica, uma situação na qual os economistas falam que o Modo de produção capitalista passa por sua mais Longa Depressão, superando até mesmo a depressão de 1929, você ainda acha possível a existência de Estados democráticos de direito?

Petista 2:

Não, já penso que eles não existem mais pelo duro ataque contra os direitos dos trabalhadores. O que existem são instituições de fachada.

Petista 3

Faço coro com o petista 2

C&T: Qual pergunta você gostaria de acrescentar nessa lista ?

Petista 3

O que esperar de 2022

Publicado por Emdefesadomarxismo

Somos um grupo de militantes simpáticos ao Partido dos Trabalhadores, que luta contra a perseguição politica sofrida pelo partido e principalmente pelos seus militantes de base. Nós entendemos que, A emancipação dos trabalhadores é hoje e, a cada dia mais, a ultima esperança da humanidade frente a barbárie capitalista. Contudo, a emancipação dos trabalhadores não pode ocorrer sem uma ciência dos trabalhadores , sem entender os seus dias , sem confrontar a teoria marxista , que é a teoria operária com a realidade da classe trabalhadora. Este é o objetivo de Ciência dos Trabalhadores. Existem sim uma ciência Operária , mas essa ciência precisa ser construida e hoje , como no passado a ciência dos trabalhadores é condição necessária para sua emancipação . Como condição necessária , a ciência operária precisa também ser obra dos trabalhadores. Por isso convidamos a classe trabalhadora a se expressar em nossas paginas .

2 comentários em “Fala Petista-Tribuna Livre da Luta de Classes

  1. A oposição é pra incomodar mesmo, se fosse pra fazer graça, agente vestiria a camisa da seleção Brasileira e chamaríamos um um perverso genocida..de mito… estamos juntos companheiros e companheiras…por um Brasil…sem corrupção..fim do foro privilegiado…e com justiça social..VIVA o PT 🌻 abraço fraterno 😊

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: