O problema dos preços altos e a greve dos petroleiros

Enquanto os filhos da burguesia abrem os seus presentes de natal, as burocracias partidárias e sindicais começam os planos para a eleição do ano que vem e a intelectualidade anuncia suas posições de voto antecipadas, com a arrogância de quem acredita ter algo a ensinar. Entre aqueles que vivem de vender a sua força de trabalho, a discussão é bem diferente. O novo valor do salario Mínimo, a alta dos preços e o desemprego são as principais preocupações.

Desemprego

O Site da CUT, em uma matéria datada de 22 de novembro, nos fornece alguns dados sobre desemprego

A taxa de desemprego no Brasil, de 13,2%, que atinge 13,7 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a quarta maior em uma lista que reúne as 44 principais economias do mundo, de acordo com estudo realizado pela agência de classificação de risco Austin Ratingm segundo reportagem publicada no UOL.

https://www.cut.org.br/noticias/desemprego-no-brasil-e-o-4-mais-alto-entre-as-44-maiores-economias-do-mundo-52ce

O Brasil figura em uma posição desconfortável, acompanhada de outras regiões importantes como a “civilizada” Zona do Euro , que esta em decimo segundo com 7,5% de desemprego no momento. Uma matéria de Sergio Nobre atual presidente da CUT faz um balanço do ano, como sempre um balanço com tons róseos,

Após um 1º de Maio histórico, voltamos às ruas com todos os cuidados exigidos para não contrair nem disseminar Covid-19, e juntamente com  os movimentos populares, partidos progressistas e atores da sociedade passamos a realizar mobilizações e a ocupar as ruas, em defesa da vida, da vacina, conta a fome, pelo retorno  do Auxílio Emergencial de R$ 600,00, pela proteção dos empregos e salários, contra a carestia, contra as privatizações, contra a PEC 32 e, principalmente pelo  Fora Bolsonaro, como parte da campanha  puxada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Nobre faz apologia da falaciosa campanha do “Fora Bolsonaro”, que nunca passou, na melhor das hipóteses, de uma boia de salvação para as instituições caso precisassem de um bode expiatório, e que inocenta essas mesmas instituições da responsabilidade das ações politicas, que desde o golpe nos levaram a situação que Nobre descreve

O Brasil enfrenta desemprego recorde e uma precarização sem precedentes, desde 2017, cenário que foi agravado pelo governo Bolsonaro. Segundo o IBGE (Pnad, novembro de 2021), há no país 177 milhões de pessoas em idade de trabalhar (com 14 anos ou mais), dos quais 93 milhões estavam ocupadas e 13,5 milhões desempregadas. Se considerada toda a mão de obra ainda subutilizada, está faltando trabalho para 30,743 milhões de brasileiros.

e completa

São dezenas de milhões de brasileiros e brasileiras fora da força de trabalho. Os empregos gerados neste ano são em sua maioria informais, de baixa remuneração e precários.

O presidente da maior central sindical do pais e uma das maiores do mundo encerra o seu texto sem nenhuma proposta politica concreta nenhuma revindicação apenas saudando a candidatura Lula à presidencia da republica.

Lula provou sua inocência. Na Justiça, o ex-presidente conquistou 22 vitórias até agora. Lula é inocente. Lula voltou a ser elegível, poderá disputar a presidência em 2022. Lula, como em 2018, lidera todas as pesquisas de intenção de voto. Vence todos os demais pré-candidatos no primeiro e segundo turnos. Enquanto seu principal adversário em 2022 é visto como pária mundial e renegado pelas principais lideranças mundo afora, Lula é recebido como estadista.

Que venha 2022, estaremos atentos e fortes.

Talvez não tão atentos – a alta dos preços

As discussões para definir o novo valor do salario mínimo caminham para uma conclusão com a divulgação do IPCA em janeiro.

Fonte : Clube dos Poupadores

O grafico do IPCA acima no pós golpe 2016, mostra uma enorme queda no índice, que é devida a um tremenda repressão ao consumo da classe trabalhadora (ver aqui). Neste artigo do EL Pais, data de 07 de março de 2017, os economistas viam a retomada da economia se aproximando, retomada que nunca chegou(veja aqui matéria no site do PCdoB).

Isso tudo teve impacto nos salários

Neste gráfico temos no eixo das horizontal os anos deste de 2011 e no eixo vertical valores em reais. A linha azul representa o salario mínimo pago aos trabalhadores e a linha vermelha o Salario Mínimo do Dieese , que é calculado pelo Dieese, baseado nos itens que um salario mínimo deveria ser capaz de comprar para uma família de 4 pessoas , definidos na origem do salario minimo ver aqui.
Composição do gráfico Comite Editorial Ciência dos Trabalhadores com base em dados do DIEESE

É notável o salto do salario mínimo do Dieese entre 2014 e 2016, representando o ambiente do golpe de Estado que derrubou Dilma e a estagnação do salario minimo pago aos trabalhadores, seguindo de uma estagnação do salario minimo do dieese, entre 2016 e 2018, estagnação em um patamar alto frente ao salario mínimo real, a partir de 2018 o salario minimo do DIEESE salta novamente,, resultado um ataque especulativo que o pais sofreu e a desvalorização da moeda representada por diversos motivos:

  • A Crise cambial

Em virtude do cambio flutuante e a piora nas condições da economia mundial o real passou por uma enorme depreciação frente ao dólar ver aqui e aqui uma matéria da Deuche Welle que mostra que a crise cambial era anterior a pandemia.

  • Fuga de capitais

Aqui dados da fuga de capitais no Brasil. Ambos os problemas poderiam ser resolvidos centralizando o cambio e ditando a taxa de cotação do real frente o dolar. Contudo, não vemos nenhuma discussão no programa do PT para centralizar o cambio. Até porque mexer na regra do cambio, além de ferir a sagrada escritura do tripé macroeconomico (meta de inflação, cambio flutuante e austeridade das contas publicas), também feriria os interesses do dito centrão, que é associado ao setor agroexportador, que esta feliz com o real desvalorizado, enquanto vê suas exportações batendo recorde e a população brasileira passa fome. O Centrão não pode ser magoado, pois é este setor no parlamento que garante a governabilidade e todos queremos que, um futuro governo Lula, que eventualmente, caso não exista nenhum outro golpe, tomara posse no distante primeiro de janeiro de 2023, tenha condições de governabilidade, não queremos?

Petroleiros ameaçam greve

Apesar dessa saudação impotente de Sergio Nobre e incapacidade das direções dos trabalhadores defenderem a classe operaria do golpe , é o próprio site da CUT que anuncia que os petroleiros entraram em Estado de Greve . A pauta da greve é contra o desmonte da Petrobras que é representado no site da CUT pelo grafico do DIEESE que reproduzimos abaixo.

Matéria no site da FUP explica o que são esses ativos

 privatização da primeira refinaria da Petrobras, a Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, que foi entregue ao fundo Mubadala, por US$ 1,65 bilhão, praticamente metade do valor de mercado estimado pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). Após a privatização, a nova contraladora da unidade suspendeu o fornecimento de óleo bunker para as embarcações matítimas da região.

Também em 2021, foram assinados os contratos para venda da Refinaria Isaac Sabbá (REMAN), no Amazonas, e da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná, ambos os processos com valores subestimados e cercados por denúncias de irregularidades. 

https://fup.org.br/petroleiros-responderao-com-greve-se-projeto-de-privatizacao-da-petrobras-avancar/

O IPCA de novembro é (Indice de Preços ao consumidor ) chega ao seu ponto mais alto em muitos anos

Fonte Soma Investimentos

segundo o Soma Investimentos

 a alta no indicador se deveu a um forte aumento nos preços ao atacado (de 40,1% nos 12 meses até fevereiro deste ano, sendo que no mesmo período do ano anterior, a variação acumulada em 12 meses era de 6,8%). A depreciação cambial, acompanhada por um aumento nos preços de commodities – tais como minério de ferro e soja – explica, em grande medida, a elevação do índice de preços.

https://www.sommainvestimentos.com.br/inflacao-medida-pelo-ipca-deve-encerrar-2021-proxima-ao-teto-da-meta/

A atual gestão da Petrobrás vem praticando preços internacionais, o famoso PPI-Paridade com os preços internacionais- e simultaneamente entregando os recursos da Petrobrás para a privatização, deixando os trabalhadores e a nação desprotegidos.

A consequência da Paridade de Preços Internacionais

IFC preço do barril do petróleo em tempo real

Como podemos ver no gráfico acima, o PT conviveu com preços do barril de petróleo bem mais altos , e a inflação não estava tão alta , então essa pratica de Paridade com os preços internacionais é mais uma sabotagem do golpe de Estado, que leva ao aumento de preços internos e a submissão da classe operaria. Uma das muitas medidas que precisa urgentemente ser anulada.

Uma greve que pode transbordar

Como vimos os ataques golpistas à Petrobras estão no centro de toda a degradação da qualidade de vida da classe trabalhadora, uma greve em defesa da Petrobrás pode vir em bom momento para desbloquear a situação e reabrir o debate acerca do golpe, debate que foi fechado pelo charlatanismo que vende esperanças em um processo eleitoral mais que viciado. A luta contra o golpe, tornou-se uma luta, não em defesa da classe trabalhadora, mas uma luta para que as direções das organizações operarias pudessem voltar a sua posição anterior de conciliação com a burguesia imperialista. Contudo, a classe trabalhadora tem o costume de jogar planos da burguesia imperialista e dos seus agentes no movimento operário de agua abaixo. Obrigando que essas direções tomem posições mais claras contra o imperialismo. Essa greve pode realmente gerar um transbordamento e ser o evento politico mais importante do inicio do ano, dentro das fronteiras do pais. Por isso ela deve contar com todo o apoio.

Publicado por Leninista Bolchevique

Pseudonimo associado aos partidários da Oposição de Esquerda Internacional e depois a IV Internacional. Trotsky definia-se como Leninista Bolchevique

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: